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A alfabetização é um processo, e não se limita apenas a ler e escrever os signos do alfabeto, mas, sim, compreender como funciona a estrutura da língua e a forma como é utilizada. Aqui, a aprendizagem da leitura e da escrita apresenta-se como um processo dinâmico, que se faz por duas vias de acesso, uma técnica, a alfabetização e outra que diz respeito ao uso social, o letramento. Por isso, este curso tem o objetivo apresentar aos professores a construção de leitura e escrita através de novos caminhos e novas posturas de trabalho para a alfabetização.


Em uma época marcada por um crescente e inesgotável empoderamento das novas tecnologias, a promoção e a qualificação da educação mostra-se como um irremediável desafio. As (novas) mídias na educação detêm, seguramente, os elementos fundamentais para a promoção do conhecimento e da curiosidade na educação do século XXI. Este curso abrange desde a concepção e realização de novos conteúdos digitais como a simples e necessária adaptação de conteúdos digitais para fins educacionais, mostra-se, portanto, de extrema importância e atualidade. O nosso objetivo é instigar e promover a utilização de mídias na educação.


A construção deste curso reúne artigos que abordam as Novas Tecnologias na Educação que permitem verificar as experiências iniciais de formação de professores quanto às implementações dos cursos em EAD nas áreas especificas da educação.  O curso é direcionado aos Professores que desejam atuar no desenvolvimento, elaboração e tutoria de Programas de Cursos de Graduação - Presencial e, principalmente, à Distância.


Este curso tem como objetivo trazer esclarecimentos acerca do processo de desenvolvimento humano compreendido entre 0 e 6 anos de idade, enfatizando algumas questões que envolvem o campo educacional. Trata-se de um suporte teórico para pais e educadores de crianças em idade pré-escolar, exposto de forma simples e resumida, mas capaz de abrir espaço para importantes reflexões acerca da experiência emocional vivida na relação educador/educando.


O curso Educação Matemática e suas tecnologias veem contribuir de maneira muito significante para o Ensino da Matemática, nos mais variados níveis de Ensino. Sendo assim uma referência de grande relevância para a área da Educação Matemática. Permeados de tecnologia, os artigos que compõe este curso, apontam para o enriquecimento da Matemática como um todo, pois atinge de maneira muito eficaz, estudantes da área e professores que buscam conhecimento e aperfeiçoamento.


A formação de professores deve valorizar as atividades educativo-pedagógicas que acolhem e cuidam de crianças em espaços coletivos, sejam eles de Educação Infantil ou de Ensino Fundamental, trabalhando na defesa de que a criança tenha nesses espaços um lugar privilegiado para viver sua infância.
Este curso tem como objetivo oferecer aos professores narrativas, experiências, reflexões e análises acerca da infância e sua educação, adentrando diferentes contextos, dialogando com várias abordagens, tomando como unidade referencial a brincadeira e os espaços onde ela se constrói, reconstrói, concretiza, tornando-se um artefato cultural.


A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da educação básica destinada ao atendimento a pessoas jovens, adultas e idosas da classe trabalhadora que, ao longo da sua história, não iniciaram ou mesmo interromperam sua trajetória escolar em algum ou em diferentes momentos de sua vida.
O curso tem como objetivo de promover a escolarização de pessoas jovens, adultas e idosas por meio da compreensão de uma prática educativa que atenda às especificidades e à diversidade dos sujeitos da classe trabalhadora envolvidos no processo, a fim de dialogar com seus saberes, culturas, projetos de vida e articular melhores perspectivas com o meio social, cultural e com o mundo do trabalho.


Este curso propicia aos professores o acesso aos projetos de intervenção desenvolvidos por gestores escolares nos debates em torno da gestão escolar. O diferencial se encontra na abordagem que procura articular as reflexões teóricas com as situações concretas, e como este estudo deve ser proveitoso em prol do enfrentamento dos problemas com os quais se deparam os gestores escolares.


Com o objetivo de ampliar as discussões sobre as Políticas Públicas de Educação no Brasil contemporâneo, com fundamentação histórica e filosófica, o curso busca possibilitar a reflexão sobre as formas de contribuição dos movimentos sociais para a sua ampliação, as lutas pelo reconhecimento da diversidade dos seus sujeitos, assim como levantar questões que condicionam as políticas de inclusão aos determinantes econômicos.


O curso apresenta um conjunto de temas que aborda a valorização do ser humano multidimensional e os direitos coletivos em Educação, provocando uma ruptura estrutural na lógica de poder punitivo e fortalece a responsabilidade da Educação para a Diversidade e Cidadania.
Este curso, tem como objetivo fortalecer a conscientização docente, afim de oportunizar a democratização do acesso à educação pública para as camadas populares da sociedade, garantindo a todos os estudantes, indistintamente, o direito de aprender.


Com o avanço da tecnologia nas últimas décadas, principalmente dos computadores, discute-se cada vez mais a utilização de recursos da informática na educação. Uma escola que resolve utilizá-la como recurso didático necessita de bons professores, preparados e treinados, para utilizar os recursos oferecidos por este sistema tecnológico de forma significativa.
O Curso de Informática aplicada à Educação visa promover o estudo sobre a importância e soluções para o uso de novas tecnologias dentro de ambientes de ensino. Diante destas novas exigências, pode-se inserir a informática na educação como uma das formas mais interessantes para a disseminação mais rápida e eficaz do conhecimento.


Com o propósito de abordar e refletir sobre a aprendizagem do aluno com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) incluído no ensino regular, este curso destaca a psicopedagogia e sua contribuição no processo de aprendizagem do educando, procurando definir o TDAH na infância e sua associação nas dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores.
Abordando-se os fatores que causam dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, relacionando teoria e prática, com ênfase na importância da inclusão no ensino regular, para a análise de práticas alternativas com vistas a melhorar o processo de aprendizagem do estudante.


O objetivo desse curso é contribuir na formação docente a partir da organização do trabalho pedagógico da Educação de Jovens e Adultos, considerando as adequações e adaptações com metodologias e técnicas específicas, conforme as necessidades dos estudantes.


Este curso apresenta um conjunto de materiais signográficos, instruções e recomendações orientadoras da utilização do Sistema Braille na escrita, sendo destinado especialmente a professores, transcritores, revisores e outros profissionais, além de usuários do sistema.
O curso tem como objetivo oferecer informações atualizadas que permite que o Sistema Braille continue sendo o instrumento fundamental na educação, habilitação, reabilitação e profissionalização das pessoas com deficiência visual.


A deficiência múltipla é uma associação de duas ou mais deficiências primárias como física, intelectual, visual ou auditiva, no mesmo indivíduo.
O objetivo desse curso é contribuir no desenvolvimento da formação docente a partir dos conhecimentos e temas abordados e desta forma, sejam elaborados projetos pedagógicos que contemplem conceitos, princípios e estratégias educacionais inclusivas que respondam às necessidades educacionais especiais dos alunos e propiciem seu desenvolvimento social, afetivo e cognitivo.


As reflexões colocadas ao longo do curso sobre os saberes e práticas docentes para as aprendizagens no âmbito das políticas de educação inclusiva direcionadas às pessoas com Deficiência Intelectual se tornam ainda mais relevantes ao levarmos em consideração aspectos relacionados ao desenvolvimento de atividades como recortar, pintar, colar e outras, que não envolvem conhecimentos abstratos e generalização. Com base nisso, este curso apresenta ações necessárias que favorecem diferentes estratégias de desenvolvimento desses sujeitos.
O objetivo desse curso é propiciar aos professores subsídios teóricos que privilegiam as possibilidades de desenvolvimento educacional da pessoa com Deficiência Intelectual, levando em consideração as singularidades de cada um.


As práticas pedagógicas no TEA abordam busca elucidar possíveis direções aos professores que atuam com crianças com espectro do autismo.
O curso tem como objetivo oferecer informações a respeito das práticas de alfabetização, intervenção pedagógica através do brincar, materiais educativos de aprendizagem numa perspectiva inclusiva.


O curso de Educação Física Adaptada apresenta conhecimentos necessários para que o profissional possa atuar com competência específica nas organizações escolares, tendo em vista a ampliação de possibilidades que envolvem a inclusão das pessoas com deficiências em diversas áreas de atuação como o desporto, o lazer e a recreação.
O objetivo deste curso é garantir uma educação de qualidade para todos, sem exceção, oferecendo aos educadores subsídios necessários para a inclusão de pessoas, desde os conceitos básico de ensino, até exemplos onde a teoria foi aplicada com sucesso.


A Educação Precoce representa uma pequena parte do Ensino Especial, porém, contribui imensamente para o desenvolvimento global de crianças que necessitam de um acompanhamento especializado desde os primeiros dias de vida.
O curso tem por objetivo apresentar subsídios necessários à formação de profissionais da área e demais interessados para agir no acompanhamento de crianças possuem algum tipo de deficiência física ou cognitiva, que nasceram prematuras ou que apresentam algum atraso no desenvolvimento. 
O módulo aborda questões desde a visão geral sobre o desenvolvimento infantil, passando pela importância da Educação Precoce, do trabalho multidisciplinar e da participação da família no cuidado da criança.


O curso apresenta um conjunto de tecnologias de informação e comunicação que, agregadas ao repertório do professor, possivelmente aumentará o seu potencial de ensino para com aqueles alunos que dependem desse meio para ter acesso ao seu aprendizado. É por meio de novos canais de comunicação que todas as formas de expressão e estilos de aprendizagem serão valorizadas permitindo, ao aluno, o acesso ao conhecimento.
Temos neste curso, um conjunto expressivo de informações que, com certeza, farão a diferença no movimento da educação inclusiva, oferecendo estratégias que podem melhorar as práticas pedagógicas dos professores.


O monitor escolar é um dos profissionais mais atuantes na esfera educacional. Ele transita por toda escola e, como membro indispensável da comunidade escolar, apresentamos temáticas sobre a organização da educação básica, a importância da escola, da família e da sociedade no processo de construção da cidadania, com a intenção de alocá-lo nas discussões, reflexões e debates sobre as questões educacionais.
O curso tem como objetivo apresentar ao monitor a sua importância no contexto escolar para enfrentar os desafios que a sociedade atual coloca para a educação no uso das suas atividades auxiliadoras nas relações interpessoais.


O Curso de Especialização em Arte: Crítica e Curadoria visa desenvolver uma formação artística crítica e de curadoria para vencer os desafios que se impõem nesse contexto. Tem como objetivo capacitar os profissionais para atuarem como curadores de arte, oferecendo-lhes subsídios para compreenderem criticamente os contextos em que se inserem. Assim, enfoca as ações do crítico e do curador de arte como complementares e associáveis e, ao mesmo tempo, redireciona as concepções de Teoria e História da Arte, oferecendo aos interessados uma formação conceitual.

O curso INTERVENÇÃO PSICOMOTORA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA é direcionado aos professores que percebem a psicomotricidade indispensável à toda criança, seja ela de desenvolvimento regular ou irregular, pois assegura o desenvolvimento intelectual e motor da criança, levando em conta suas possibilidades, bem como, ajudar sua afetividade a se expandir e a se equilibrar. Sendo a educação infantil a primeira experiência de educação escolar vivenciada pela criança, é de fundamental importância que esse processo educativo esteja voltado para seu desenvolvimento integral, evidenciando suas características cognitivas, sócio afetiva e psicomotora. O ponto de partida e de chegada de uma prática está na ação e estas se traduzem na intenção educativa de ampliar a capacidade do aluno em relação a: expressar-se através de múltiplas linguagens posicionar-se diante da informação, interagir de forma critica e ativa com meio físico social. Buscamos alcançar com atividades psicomotoras, que a criança se relacione com o objeto, expressa-se com o corpo, construa-se no tempo e no espaço. Com as atividades lúdicas extraclasse, as experiências corporais são vivenciadas através de brincadeiras, jogos, danças que exploram lateralidade, agilidade, atenção, memória, coordenação motora global, equilíbrio e percepção espaço-tempo, entre tantas outras habilidades. Os resultados obtidos a partir da psicomotricidade, relacionam se às descobertas que as crianças fazem com seu próprio corpo, do corpo dos outros e do meio que estão inseridos, a capacidade de execução de movimento, a construção de novos conceitos minimizando assim, dificuldades de aprendizagem e preparando os alunos para as etapas seguintes.