Se o tempo não pára, você também não pode parar.


DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: SABERES E PRÁTICAS DOCENTES PARA AS APRENDIZAGENS

As reflexões colocadas ao longo do curso sobre os saberes e práticas docentes para as aprendizagens no âmbito das políticas de educação inclusiva direcionadas às pessoas com Deficiência Intelectual se tornam ainda mais relevantes ao levarmos em consideração aspectos relacionados ao desenvolvimento de atividades como recortar, pintar, colar e outras, que não envolvem conhecimentos abstratos e generalização. Com base nisso, este curso apresenta ações necessárias que favorecem diferentes estratégias de desenvolvimento desses sujeitos. O objetivo desse curso é propiciar aos professores subsídios teóricos que privilegiam as possibilidades de desenvolvimento educacional da pessoa com Deficiência Intelectual, levando em consideração as singularidades de cada um.


Conteúdo programático:

1° Módulo: A Deficiência Intelectual na Perspectiva Histórico-Cultural
2° Módulo: Inclusão escolar: um novo modelo de escola
3° Módulo: Deficiência intelectual: novas perspectivas escolares
4° Módulo: Avaliação pedagógica: mudança de paradigmas
5° Módulo: Deficiência intelectual e avaliação curricular
6° Módulo: Estratégia de ensino na aprendizagem de alunos com Deficiência Intelectual
7° Módulo: Alfabetização de estudantes com Deficiência Intelectual no contexto inclusivo
8° Módulo: Deficiência Intelectual e tecnologias no contexto da escola inclusiva

FICHA DE INFORMAÇÕES DESTE CURSO
Embasamento Legal

Nossos cursos têm base legal constituída a partir da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação n.º 9394/96, Art. 39, Inciso I, Art. 67 e 68, Inciso III; Decreto Presidencial n.º 5.154/2004, Art. 1º, inciso I e com o Parecer n.º 64/2004 do Conselho de Educação do Distrito Federal. Além de estar nos parâmetros exigidos pela Portaria n.º 259, de 15 de outubro de 2013.

Público-alvo

Servidores públicos, universitários, funcionários de empresas privadas, profissionais liberais, autônomos e demais interessados.

Material didático

Material escrito, em formato PDF, página no tamanho A4, a ser disponibilizada na área do aluno (Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA).

Carga Horária do Certificado 180 Horas aula 
Período de realização No ato da matrícula online, o sistema indica o período mínimo para realização do curso, podendo o cursista programar o INÍCIO e TÉRMINO do curso, conforme sua necessidade e conveniência, desde que respeitado o prazo mínimo.
Avaliação O cursista será avaliado de acordo com o material de estudo ao final de cada módulo no próprio AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) cujo resultado é online, com aproveitamento de zero (0,0) a dez (10,0), sendo (7,0) sete a nota mínima exigida para aprovação.
Certificado O Certificado de Conclusão do Curso será expedido em papel especial de 180 gramas, contendo as seguintes informações: nome do curso, carga horária, período de realização, aproveitamento, descrição dos conteúdos, fundamentação legal e registro do título.