Se o tempo não pára, você também não pode parar.


A INCLUSÃO DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL

A condição das pessoas em situação de rua é um dos exemplos mais extremos e devastadores da pobreza e exclusão social no mundo. As pessoas em situação de rua enfrentam quotidianamente condições de vida terríveis e ficam expostas a todas as formas de vulnerabilidade. Sendo assim, este curso apresenta um conjunto de informações sobre esta difícil realidade da nossa sociedade e subsídios para as práticas pedagógicas dos professores em sala de aula.


Conteúdo programático:

1° Módulo: População em situação de rua
2° Módulo: Pessoas em Situação de Rua no Brasil: Revisão Sistemática
3° Módulo: A população em situação de rua e a luta pela cidadania
4° Módulo: Políticas para a população adulta em situação de rua: questões para debate
5° Módulo: População em situação de rua: a abordagem brasileira e a experiência do Distrito Federal
6° Módulo: Diretrizes Operacionais e Pedagógicas para a Escolarização da População em Situação de Rua – Parte I
7° Módulo: Diretrizes Operacionais e Pedagógicas para a Escolarização da População em Situação de Rua – Parte II
8° Módulo: Diretrizes Operacionais e Pedagógicas para a Escolarização da População em Situação de Rua – Parte III

FICHA DE INFORMAÇÕES DESTE CURSO
Embasamento Legal

Nossos cursos têm base legal constituída a partir da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação n.º 9394/96, Art. 39, Inciso I, Art. 67 e 68, Inciso III; Decreto Presidencial n.º 5.154/2004, Art. 1º, inciso I e com o Parecer n.º 64/2004 do Conselho de Educação do Distrito Federal. Além de estar nos parâmetros exigidos pela Portaria n.º 259, de 15 de outubro de 2013.

Público-alvo

Servidores públicos, universitários, funcionários de empresas privadas, profissionais liberais, autônomos e demais interessados.

Material didático

Material escrito, em formato PDF, página no tamanho A4, a ser disponibilizada na área do aluno (Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA).

Carga Horária do Certificado 180 Horas aula 
Período de realização No ato da matrícula online, o sistema indica o período mínimo para realização do curso, podendo o cursista programar o INÍCIO e TÉRMINO do curso, conforme sua necessidade e conveniência, desde que respeitado o prazo mínimo.
Avaliação O cursista será avaliado de acordo com o material de estudo ao final de cada módulo no próprio AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) cujo resultado é online, com aproveitamento de zero (0,0) a dez (10,0), sendo (7,0) sete a nota mínima exigida para aprovação.
Certificado O Certificado de Conclusão do Curso será expedido em papel especial de 180 gramas, contendo as seguintes informações: nome do curso, carga horária, período de realização, aproveitamento, descrição dos conteúdos, fundamentação legal e registro do título.