Se o tempo não pára, você também não pode parar.


A CRIANÇA E O BRINCAR NOS TEMPOS E ESPAÇOS DA ESCOLA

A formação de professores deve valorizar as atividades educativo-pedagógicas que acolhem e cuidam de crianças em espaços coletivos, sejam eles de Educação Infantil ou de Ensino Fundamental, trabalhando na defesa de que a criança tenha nesses espaços um lugar privilegiado para viver sua infância. Este curso tem como objetivo oferecer aos professores narrativas, experiências, reflexões e análises acerca da infância e sua educação, adentrando diferentes contextos, dialogando com várias abordagens, tomando como unidade referencial a brincadeira e os espaços onde ela se constrói, reconstrói, concretiza, tornando-se um artefato cultural.


Conteúdo programático:

1° Módulo: A dimensão lúdica na creche
2° Módulo: O brincar, a criança e o espaço escolar
3° Módulo: O adulto como tutor na promoção do jogo simbólico das crianças
4° Módulo: Brincando e reinventando trilhas e novos sentidos para a escola pública
5° Módulo: Que os professores perguntem, testem e brinquem
6° Módulo: Mediação, emoção e produção de sentidos numa brinquedoteca escolar
7° Módulo: As crianças, o brincar e as tecnologias
8° Módulo: Jogos culturais em políticas educacionais para a infância

FICHA DE INFORMAÇÕES DESTE CURSO
Embasamento Legal

Nossos cursos têm base legal constituída a partir da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação n.º 9394/96, Art. 39, Inciso I, Art. 67 e 68, Inciso III; Decreto Presidencial n.º 5.154/2004, Art. 1º, inciso I e com o Parecer n.º 64/2004 do Conselho de Educação do Distrito Federal. Além de estar nos parâmetros exigidos pela Portaria n.º 259, de 15 de outubro de 2013.

Público-alvo

Servidores públicos, universitários, funcionários de empresas privadas, profissionais liberais, autônomos e demais interessados.

Material didático

Material escrito, em formato PDF, página no tamanho A4, a ser disponibilizada na área do aluno (Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA).

Carga Horária do Certificado 180 Horas aula 
Período de realização No ato da matrícula online, o sistema indica o período mínimo para realização do curso, podendo o cursista programar o INÍCIO e TÉRMINO do curso, conforme sua necessidade e conveniência, desde que respeitado o prazo mínimo.
Avaliação O cursista será avaliado de acordo com o material de estudo ao final de cada módulo no próprio AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) cujo resultado é online, com aproveitamento de zero (0,0) a dez (10,0), sendo (7,0) sete a nota mínima exigida para aprovação.
Certificado O Certificado de Conclusão do Curso será expedido em papel especial de 180 gramas, contendo as seguintes informações: nome do curso, carga horária, período de realização, aproveitamento, descrição dos conteúdos, fundamentação legal e registro do título.